Significado de Fitoterapia

O que é Fitoterapia:

Fitoterapia é a ciência que estuda as plantas medicinais e o uso das mesmas no tratamento de doenças. A palavra "fitoterapia" vem dos termos gregos therapeia = tratamento + phyton = vegetal e significa "terapia pelas plantas".

É uma das mais antigas práticas terapêuticas usadas pelo Homem. Sua origem remonta ao ano 8.500 a.C., assentando-se no conhecimento popular (etnobotânica) e na experiência científica (etnofarmacologia).

Outrora considerada uma medicina popular e alternativa, a fitoterapia hoje tem sido cada vez mais usada e reconhecida nos meios médicos e científicos, sobretudo devido a produtos com ação terapêutica comprovada cientificamente.

O isolamento do princípio ativo das plantas e o estudo dos seus seus mecanismos farmacológicos é uma das prioridades da farmacologia.

Até que o princípio ativo não seja isolado, as plantas medicinais são utilizadas como remédios caseiros, principalmente sob a forma de chás, ultradiluições ou sob a forma industrializada, mediante o extrato homogêneo da planta.

Fitoterapia x Fitoterápico

Os conceitos de fitoterapia e fitoterápico são diferentes. Fitoterápico é uma preparação farmacêutica que utiliza como matéria prima partes de plantas (folhas, caules, raízes, flores, sementes​) com efeitos farmacológicos conhecidos.

Já a fitoterapia engloba as preparações fitofarmacológicas, os medicamentos fitoterápicos e o próprio uso popular das plantas em si.

Data de atualização: 23/02/2015.