Significado de Flâmula

O que é uma Flâmula:

Flâmula é um substantivo feminino que significa pequena chama ou galhardete, uma pequena bandeira em forma de triângulo.

No âmbito da Marinha, uma flâmula é uma bandeira estreita e comprida que pode ser içada no mastro. As flâmulas em navios de guerra frequentemente possuem as cores nacionais, o que significa que o navio é comandado por um oficial. Quando um navio de pequena dimensão transporta a flâmula na proa, normalmente transporta um oficial. No caso específico da Marinha Brasileira, a flâmula de comando possui 21 estrelas e significa que o navio é comandado por um oficial de Marinha.

Flâmula também pode ser o símbolo ou insígnia de uma organização esportiva (por exemplo, um time de futebol) ou uma organização militar.

A flâmula também pode estar pendurada em um instrumento musical como o trompete. A flâmula para trompete triunfal é usada em circunstâncias de cerimônias, sendo que nestes casos a flâmula possui símbolos específicos relacionados com a cerimônia em questão.

No Hino nacional brasileiro a palavra flâmula é usada como sinônimo de bandeira: E diga ao verde-louro desta flâmula - Paz no futuro e glória no passado.

Em inglês a palavra flâmula pode ser traduzida por pennant ou pennon. Ex: They were very scared when they saw the pennant/pennon on the pirate ship - Eles ficaram com muito medo quando viram a flâmula no navio pirata.

Publicado em