Significado de Flexível

O que é Flexível:

Flexível é um adjetivo que qualifica algo como maleável, dobrável e que consegue se curvar. Também pode representar a agilidade ou elasticidade de determinada coisa ou pessoa.

Quando se diz que a flexibilidade é uma característica de certo objeto, significa que este consegue ser moldado ou ajustado de acordo com as necessidades e conforto do usuário. A haste flexível (vulgo “Cotonete”) é um exemplo.

No sentindo figurado da palavra, flexível ainda significa a capacidade de algo ou alguém de ser facilmente manejado ou alterado. Uma pessoa flexível, por exemplo, consegue se adaptar de maneira fácil a diferentes ambientes, atividades ou situações.

Atualmente, principalmente em alguns setores profissionais, ter a capacidade de ser flexível é uma vantagem para os indivíduos que precisam desempenhar funções multifacetadas e diversificadas. As pessoas com ideias rígidas costumam ter problemas de relacionamento em locais multiculturais, pois não sabem administrar e lidar com diferentes perfis e personalidades.

Ver também: significado de multifacetado.

Entre alguns dos principais sinônimos de flexível, destaca-se: móvel, versátil, arqueável, dobrável, ajustável, moldável, adaptável, elástico, maleável, tolerante, complacente, condescendente, compreensivo e acomodatício.

Por outro lado, os principais antônimos de flexível são: inflexível, rígido, tenso, teso, inelástico, duro, imaleável, inexorável, inabalável e firme.

Ver também: significado de flexibilidade.

Data de atualização: 25/10/2016.