Significado de Flor de sal

O que é Flor de sal:

Flor de sal é o nome dado para a fina camada de cristais de sal marinho que se forma na cobertura das salinas na superfície da água do mar.

A flor de sal é considerado um condimento de culinária gourmet, conhecido também como o "caviar marinho", ou seja, utilizado na preparação e finalização de receitas sofisticadas ou com alto padrão de qualidade.

A extração da flor de sal é feita artesanalmente, sendo considerado o tipo mais puro de sal que existe, pois não passa por nenhum processo industrial após a sua recolha. 

Por causa do mecanismo artesanal de obtenção, a flor de sal possui uma concentração natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre.

A flor de sal, ao contrário do sal refinado ou do sal grosso, não deve ser levado ao forno, mas sim utilizado como um tempero final, dando mais sabor ao alimento. Por ser altamente concentrado, a flor de sal deve ser usada em pequenas doses.

Diferença entre Flor de Sal e Flor do Sal

Muita gente não sabe, mas existe uma grande diferença entre a flor de sal e a flor do sal.

A flor de sal é formada pela junção de pequenos cristais de sal (menores que os grãos do sal grosso e mais crocantes) e recolhidos de maneira artesanal, mantendo assim a humidade natural deste tipo de sal marinho.

A flor do sal, por sua vez, não possui as mesmas características que a flor de sal, principalmente no que diz respeito a umidade e crocância. A flor do sal também possui um sabor e aroma diferentes, além de ser bem mais barato.

Veja também:

O significado de Flor de sal está na categoria: Geral