Significado de Fluxo

O que é Fluxo:

Fluxo é o ato ou efeito de fluir, de se movimentar de modo contínuo, é o curso constante de fluidos em um conduto, é o tráfego contínuo de carros ou de pessoas numa rua, é a circulação de materiais etc.

Fluxo é o movimento alternado do mar para a praia, a enchente ou vazante.

No sentido figurado, fluxo é a sucessão de acontecimentos, é uma grande quantidade de fatos, de ideias ou de ações.

Fluxo de caixa

Fluxo de caixa é um instrumento usado pelo empresário para acompanhar a situação financeira de seu negócio. No fluxo de caixa deve ser registrado todo o recebimento e pagamentos realizados pela empresa. Esse relatório vai permitir uma visão global de toda a movimentação do caixa, auxiliando a resolver problemas, reduzir despesa, organizar estoques etc.

Fluxo logístico

O fluxo logístico é a integração dos diversos fluxos dentro de uma empresa. Não é só de transporte de produtos que é feita a logística, existem outros fluxos a serem considerados: o fluxo de materiais, o fluxo de informações e o fluxo financeiro, que compõem o todo organizacional de uma empresa.

O fluxo de materiais é todo o processo desde a aquisição da matéria prima até a transformação dentro da unidade fabril, utilizando-se do transporte entre as etapas da cadeia produtiva, toda atividade de recebimento, expedição e armazenamento, até a entrega do produto ao cliente.

O fluxo de informação é o que transmite ao produtor todas as informações advindas do mercado consumidor. O que deve ser produzido, quais as novas opções, o que deve ser ajustado, tudo em direção ao consumidor final.

O fluxo financeiro é cada parcela de capital que flui do consumidor final em direção aos fabricantes. Cada etapa do processo logístico fica com uma parte dessa parcela, até chegar ao fornecedor da matéria prima, reiniciando assim todo o fluxo logístico.

Fluxo de sangue

Fluxo de sangue é o movimento continuado que o sangue realiza em todo o corpo. O sangue oxigenado viaja dos pulmões até o coração, onde então é bombeado através do corpo. O sangue desoxigenado viaja pelo corpo de volta para o coração, onde é bombeado para os pulmões para uma troca gasosa.

Ver também

Data de atualização: 25/09/2014.