Significado de Foragido

O que é Foragido:

Foragido é alguém que está fugindo de uma perseguição ou escondido de determinada situação em um local ou terra diferente da sua, como um emigrado ou expatriado.

Gramaticalmente, a palavra foragido pode ser utilizada como um adjetivo ou substantivo, dependendo do contexto. O uso mais comum deste termo refere-se ao ato de fugir de alguma obrigação ou autoridade, como por exemplo a polícia.

Exemplo: "A polícia está a procura do foragido que assaltou a joalheria noite passada" ou "A voz de prisão foi decretada para os foragidos envolvidos no crime".

Um foragido da polícia é um indivíduo que está sob acusação de um crime e está sendo perseguido por forças policiais, ou seja, está escondido com receio de sofrer as consequências judiciais por seus atos. Todos os procedimentos relativos ao tratamento e punibilidade dos foragidos da justiça estão previstos no Código de Processo Penal.

A decisão de acolher ou facilitar o esconderijo e fuga de um foragido, segundo o Código Penal, também é considerado um crime.

"Art. 348 - Auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão:

Pena - detenção, de um a seis meses, e multa.

§ 1º - Se ao crime não é cominada pena de reclusão:

Pena - detenção, de quinze dias a três meses, e multa.

§ 2º - Se quem presta o auxílio é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica isento de pena."

Data de atualização: 08/05/2015.