Significado de Fóssil

O que é um Fóssil:

Fóssil é o resto de um material biológico antigo, seja de origem vegetal ou animal, que se preservou durante os anos no solo ou subsolo da Terra.

Os fósseis são vestígios de seres vivos que viveram há milhares de anos, em épocas geológicas anteriores a Era Cenozoica, ou seja, há mais de 11 mil anos.

Para que haja a preservação da matéria biológica e a formação de um fóssil, esta precisa ser conservada graças a intervenção de alguns componentes naturais, como o gelo, a argila ou a aridez do próprio solo.

Por exemplo, um ser vivo que morreu há milhões de anos pode ser preservado através do processo de petrificação, quando algum vestígio da sua estrutura biológica se mantém intacto numa pedra, na argila ou rocha.

Além da petrificação, os seres vivos também podem se transformar em fósseis através do congelamento ou conservados em âmbar (uma resina fossilizada de origem vegetal).

Existem dois tipos principais de fósseis: o somatofóssil, que consiste nos organismos vivos fossilizados em si (folhas, carapaças, ossos, dentes etc); e o icnofóssil, que são fósseis não propriamente dos seres vivos, mas de vestígios de sua existência (pegadas, fezes, rastros e etc). Os icnofósseis são importantes para desvendar o modo de vida dos animais pré-históricos.

De acordo com os paleontólogos, os fósseis mais antigos já encontrados no planeta Terra datam de aproximadamente 4 bilhões de anos atrás.

Aliás, a Paleontologia é a ciência dedicada em estudar os fósseis. A Paleozoologia, por sua vez, destina-se ao estudo exclusivo dos animais fossilizados.

O estudo dos fósseis é essencial para que seja possível decifrar a história e a evolução da vida no planeta Terra.

Mesmo sendo reconhecida como uma ciência apenas a partir do século XIX, o estudo dos fósseis já era feito há séculos pelo filósofo grego Xenófanes (500 a.C a 475 a.C).

Como um termo pejorativo, fóssil também pode se referir a algo considerado ultrapassado e antiquado, que é tido como retrógrado.

Exemplo: “Ele se veste com roupas fósseis” ou “Ele tem um hábito fóssil”.

Combustível fóssil

Também chamado de “energia fóssil”, consiste em substâncias de origem mineral que foram produzidas a partir da decomposição de seres vivos que morreram há milhares de anos.

O petróleo, gás natural e o carvão mineral são os principais exemplos de combustíveis fósseis utilizados atualmente.

Os combustíveis fósseis são classificados como fontes de energia não-renováveis, pois só se formam com a decomposição de matéria orgânica acumulada ao longo dos milhares e milhões de anos.

Saiba mais sobre o significado do Combustível fóssil.

Data de atualização: 02/06/2016.