Significado de Fosso

O que é um Fosso:

Fosso é o mesmo que cova, uma escavação profunda com o propósito de delimitar uma separação entre dois espaços ou para armazenagem e escoamento de algo, como a água (fosso de água), o ar (fosso de respiração), entre outros resíduos sólidos ou líquidos, por exemplo.

Tradicionalmente, os fossos eram utilizados como parte da arquitetura militar, construídos a partir de uma enorme escavação feita ao redor de castelos, fortalezas ou cidades inteiras, com a finalidade de dificultar o acesso de pessoas indesejadas e prováveis invasores. Assim, o fosso era visto como um instrumento de defesa da fortificação.

Os fossos dos castelos podiam ser preenchidos com água ou com estacas de madeira, mas também podiam ser vazios, aprisionando no seu interior todas as pessoas que tentassem entrar nas fortificações sem permissão.

Algumas pessoas confundem a correta grafia da palavra fosso com “foço”, sendo esta ultima inexistente no vocabulário da língua portuguesa.

Entre alguns dos principais sinônimos de fosso estão: cava, levada, rego e vala.

No sentido figurado, a palavra fosso também pode representar a grande distância metafórica entre duas coisas ou ainda a desigualdade óbvia entre duas partes distintas.

Exemplo: “Após o divórcio, formou-se um fosse entre os dois” ou “O fosso social que presenciamos no país foi cavado ao longo dos anos da má gestão governamental”.

Ver também: o significado de Fossa séptica.

Data de atualização: 20/10/2016.