Significado de Foz

O que é Foz:

Fozé o nome dado para o local onde um curso de água acaba; onde um rio deságua.

A foz de um rio, ou seja, o local onde o rio desemboca, pode ser em um outro rio, em um lago, em uma lagoa, no mar ou no oceano.

Existem três principais tipos de foz de um rio: foz estuário, foz delta e a foz mista.

A foz estuário é o simples desaguamento do rio em um mar ou oceano, através de apenas um canal, como a foz (o local de embocadura) fosse uma extensão do próprio rio.

A foz delta é quando o rio desemboca no mar ou oceano através de redes, quando há uma ramificação e o surgimento de vários canais a partir do mesmo rio em direção à foz. Neste tipo de foz, as ramificações do rio ajudam na formação de pequenas ilhas. Para a formação de uma foz em delta são necessárias algumas características:

  • Não podem existir correntes marítimas fortes próximas do local de desemboque do rio;
  • Pequena diferença entre a maré alta e a maré baixa;
  • Presença de um cordão litoral, que é formado por pedaços deixados pela erosão marítima (areia, pedra, seixo e etc), que são trazidos pelo rio e depositados no leito da foz. Como a maré nesse local não é muito forte, essas "sujeiras" acabam formando o cordão litoral.

Por fim, a foz mista é simplesmente quando há a presença de uma foz em estuário e uma foz em delta em um mesmo espaço.

Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu fica no estado do Paraná, na região Sul do Brasil. É conhecida internacionalmente por causa das Cataratas do Iguaçu, considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza.

Veja também os significados de Iguaçu e A Jusante.

Data de atualização: 18/12/2014.