Significado de Franquia

O que é uma Franquia:

Franquia é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de franquiar, sendo sinônimo de privilégio ou isenção. Também é relacionado com o sistema de comércio conhecido como franchising.

Uma franquia é uma espécie de sucursal ou filial, ou seja, um ramo do negócio em outro local. É um sistema muito popular, porque permite que com um investimento reduzido, uma pessoa possa abrir o seu próprio negócio.

O modelo de negócios de franquia é muito comum na indústria da alimentação, por exemplo, onde restaurantes com muito sucesso permitem a pessoas que abram uma franquia sua, aproveitando a fama estabelecida e a rede de clientes.

No franchising, existe o franqueador e o franqueado. O franqueador é a entidade dona da empresa, que concede o direito da utilização da marca. O franqueado é a pessoa ou grupo que deseja abrir a franquia. Todas as condições são estabelecidas no contrato entre o franqueador e franqueado.

O franqueado investe algum dinheiro para ter o direito de usar o nome e os métodos do franqueador, aprendendo também com a sua experiência. Essa é a taxa inicial, também conhecida como franchising fee, valor que é pago pelo franqueado quando o contrato é assinado.

Outra termo comum no franchising são os royalties, uma taxa que é paga de forma periódica pelo franqueado ao franqueador. Esse valor é uma porcentagem do faturamento bruto obtido pela franquia.

Além disso, também existe uma taxa relativa à publicidade e propaganda, que é paga pelo franqueado ao franqueador, e serve para contribuir com o franqueador pelo investimento feito para promover o produto ou serviço em questão.

A palavra franquia também é aplicada quando em uma alfândega um navio entra no porto sem ter que pagar os impostos.

Data de atualização: 27/06/2014.