Significado de Freak

O que é Freak:

Freak é uma palavra de origem inglesa que significa "aberração" na língua portuguesa, utilizada para qualificar algo que é fora do comum; anormal ou sobrenatural.

O termo freak é bastante utilizado como uma gíria para denotar algo ou alguém "maluco", "divertido" ou "inusitado". Exemplo: "This car is totally freak!" - "Este carro é totalmente insano!"

Outra expressão muito utilizada pelos falantes da língua inglesa é o "freak out" que, na tradução para o português significa "enlouquecer", "surtar", "perder a cabeça" ou "perder o juízo". Normalmente, é uma expressão usada quando alguém se irrita e perde o controle da situação.

A palavra freak ainda pode ser utilizada como uma gíria para denominar alguém que é fascinado, fã, devoto ou entusiasta de alguma coisa. Por exemplo, os fãs da série Harry Potter podem ser chamados de Potter freaks, assim como os entusiastas das histórias em quadrinho, filmes e personagens da Marvel também são conhecidos por Marvel freaks.

Freak show

Em inglês, Freak Show é o nome dado para os "Shows de Aberrações", ou também conhecidos no Brasil como "Shows de Horrores".

Consiste em um espetáculo de apresentações de seres humanos e animais que nasceram ou apresentam alguma condição anormal, seja por mutações genéticas, doenças ou defeitos de formação física.

Os freak shows foram bastante populares em circos e festivais entre o final do século XIX e começo do século XX.

Entre as principais atrações dos freak shows estavam as "mulheres barbadas", pessoas com duas cabeças (gêmeos xifópagos), pessoas sem braços ou pernas, pessoas com deformidades físicas e etc.

A série de televisão americana American Horror Story: Freak Show apresenta, através de história fictícias, o ambiente dos freak shows na década de 1950.

Jesus Freak

O termo Jesus Freak faz referência a uma subcultura cristã que surgiu na Alemanha no começo dos anos 1990.

Um Jesus freak é um indivíduo que se intitula completamente "apaixonado por Jesus e seus ensinamentos", não importando para as imposições ou erros que a igreja possa ter.

O conceito de Jesus freak não é entendido como uma celebração coletiva, mas sim como um estilo de vida pessoal.

Baseado nos conceitos do "Jesus People", que surgiu em meados da década de 1960, o Jesus Freak foi criado por Martin Dreyer, que em 1994 fundou a Jesus Freaks Internationalr, uma organização sem fins lucrativos que está situada em Berlim.

Data de atualização: 23/04/2015.