Significado de Fruição

O que é Fruição:

Fruição é a ação de fruir, ou seja, de aproveitar ou usufruir de alguma coisa, situação, oportunidade e etc.

O verbo fruir está relacionado com o ato de desfrutar ou ter prazer com algo.

Exemplo: “Ela soube fruir todos os melhores momentos de sua vida” (“Ela soube aproveitar todos os melhores momentos de sua vida”).

Este termo é comum no âmbito jurídico para expressão a ação de aproveitar ou fazer uso de alguma coisa que lhe é de direito.

O Direito de Fruição ou Direito Real de Gozo, por exemplo, está previsto no artigo nº 1.225 do Código Civil Brasileiro, garantindo o direito de alguém a usufruir determinada coisa que pertence à outra pessoa, de acordo com a circunstancia apresentada.

Já o conceito de fruição pública é utilizado no sentido de qualificar e estimular um espaço físico para o uso do público em geral, ou seja, um local para que a população possa usufruir.

Etimologicamente, o verbo fruir se originou a partir do latim fruere, de fruor, frui, que significa literalmente “ter gozo”, “conviver” ou “aproveitar”.

Fruição estética

A fruição estética é o ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico, seja pela sua beleza e feiura, ou pelos sentimentos que despertam nos seus admiradores, como a raiva, tristeza, alegria, revolta e etc.

Saiba mais sobre o significado de estética e arte.

Fruição ou fluição

Ambos os verbos – fluir e fruir – são bastante semelhantes na escrita e pronúncia, porém possuem significados completamente diferentes.

Fruição (do verbo fruir) deve ser utilizado no sentido de “aproveitar algo” ou “ter prazer” e “desfrutar”.

fluição (do verbo fluir) tem o significado de “escorrer”, “escoar”, “passar o tempo” ou “algo que corre em estado líquido”.

Sinônimos de fruição

  • Desfrute
  • Gozo
  • Usufruição
  • Usufruto
  • Aproveitamento

Data de atualização: 28/05/2015.