Significado de Fundamental

O que é Fundamental:

Fundamental significa básico, essencial, necessário. É um adjetivo que faz referência àquilo que serve de fundamento, ou seja, que serve de base, de alicerce, de sustentáculo.

Fundamental é algo que exerce grande importância, que tem papel crucial, ou que é indispensável. Ex.: ensino fundamental, direito fundamental, pedra fundamental etc.

Ensino fundamental

Ensino fundamental é o período escolar que tem início aos seis anos de idade e se prolonga por nove anos, dividido em Fundamental I, que tem duração de cinco anos (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries), e o Fundamental II, que se prolonga por quatro anos (6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries). É nessa fase que os estudantes recebem os ensinamentos básicos de uma educação escolar.

Direito fundamental

O direito fundamental do cidadão é estabelecido pela constituição, onde todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, tendo garantido a liberdade, a igualdade, a segurança etc., além de uma vasta gama de preceitos fundamentais, consolidados em regras e princípios que garantam o Estado Democrático de Direitos e Deveres do cidadão.

Pedra fundamental

Pedra fundamental é o primeiro bloco de pedra ou alvenaria, colocado simbolicamente no local de uma futura edificação, durante uma solenidade de lançamento da construção.

Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. Servia para definir a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção.

Data de atualização: 19/08/2014.