Significado de Furacão

O que é um Furacão:

Furacão é um tipo de fenômeno climático formado pelo deslocamento das correntes de ar dos sistemas de baixa pressão que se transformam em um turbilhão que gira em grandes círculos, podendo chegar a uma velocidade de mais de 250 km/hora.

Ele costuma ter origem nas zonas tropicais do planeta e são responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas, devido as altas temperaturas das águas dos oceanos. Ocorre um elevado índice de evaporação que produz uma grande quantidade de umidade e posteriormente se converte nas massas de ar que formam os furacões.

Em um furacão, ocorre um fenômeno onde os ventos circulam sob a forma de um redemoinho e em razão disso, a pressão atmosférica cai consideravelmente e de acordo com a força dos ventos, ele pode ser classificado numa escala de 1 a 5 denominada Saffir-Simpson. Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes, conforme a tabela abaixo:

Nível da escalaVelocidade do vento (Km/h)
Tempestade tropical51-118
1117–151
2152–176
3177–208
4209–248
5Mais que 249

Um furacão de escala elevada pode destruir seriamente casas, prédios, edifícios e até pode colocar a vida das pessoas em perigo. Nos últimos anos, algumas manifestações de furacões acarretaram em grandes perdas econômicas para cidades inteiras.

Por esta razão, os serviços meteorológicos dos países mais afetados por furacões possuem um sistema de controle que possibilita a prevenção deste tipo de fenômeno. Eles monitoram constantemente este tipo de fenômeno, com o objetivo de poder alertar a população local com antecedência quando ocorre alguma evidência de sua formação na região.

Furacão x Tornado

Apesar de serem um tipo de fenômeno climático, o furacão é bastante diferente de outros fenômenos climáticos naturais, como os tornados. Os tornados são bem menores do que os furacões (tendo um diâmetro em torno de 2km ou um pouco mais), porém possuem velocidades bem maiores,que podem chegar a atingir os 400 km/h.

Furacão x Tufão

Embora ambos também sejam fenômenos climáticos com muitas semelhanças, a principal diferença entre o furacão e o tufão são nos locais de formação. Quando ocorre no Oceano Atlântico ou Pacífico Leste, chama-se furacão. No Pacífico Oeste, tufão. Os dois fenômenos são classificados como ciclones , ambos com baixa pressão e ventos girando em torno de seus centros.

Veja mais sobre o significado de tufão

O significado de Furacão está na categoria: Geral