Significado de Fusão

O que é Fusão:

Fusão é o efeito ou ato de fundir. No campo da física térmica, este termo se refere ao processo de transformação do estado sólido em estado liquído, a partir da ação do calor.

Para que haja a transformação de uma substância no estado sólido para o líquido, a partir da ação do calor, esta precisa atingir o seu ponto de fusão, ou seja, a temperatura ideal que permite a mudança entre os estados físicos.

Por exemplo, o ponto de fusão da água pura (passar de gelo para água líquida) é de 0º Celsius. No entanto, cada substância apresenta um ponto de fusão distinto:

  • Ouro = 1.064º Celsius
  • Ferro = 1.538º Celsius
  • Oxigênio = - 218,8º Celsius

Ver também: significado da Ebulição.

De modo geral, a fusão pode ser entendida como a união ou mistura de duas ou mais coisas distintas, fazendo com que sejam transformadas em algo único.

Entre alguns dos principais sinônimos de fusão estão: fundição, liquefação, derretimento, dissolução, absorção, mescla, mistura, integração, união, combinação, agregação, coalizão, aliança e coligação.

A chamada fusão política consiste na união de dois ou mais partidos diferentes com o intuito de construir uma coligação, ou seja, uma aliança que dê maior força e estabilidade para estes grupos durante os processos eleitorais, por exemplo.

Já no âmbito do direito tributário, a fusão de empresas ou sociedades consiste numa operação que une diferentes companhias para a formação de uma nova. Neste caso, todas as empresas e sociedades individuais se extinguem, dando espaço para a personalidade jurídica da que foi criada.

Saiba mais sobre o Ponto de fusão.

Fusão nuclear

Na Física nuclear, a fusão nuclear representa a união de pequenos núcleos atômicos responsáveis pela formação de átomos com um núcleo maior, mais pesado e estável.

A fusão nuclear também é capaz de libertar grandes cargas de energia. O Sol, por exemplo, tem como fonte de energia as fusões nucleares que ocorrem no seu interior, onde núcleos de hidrogênio se fundem para originar núcleos de hélio.

Ver também: significado de Energia nuclear.

Data de atualização: 06/10/2017.