Significado de Futurismo

O que é o Futurismo:

Futurismo é um movimento artístico moderno que surgiu nos primeiros anos do século XX, e que defendia o fim do moralismo, negando o passado e ovacionando a revolução tecnológica e industrial.

Este movimento se consolidou a partir da publicação do Manifesto Futurista, autoria do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876 – 1944), em 20 de fevereiro de 1909, no jornal francês Le Figaro.

O conceito básico do Futurismo era o da negação e desconexão total com a arte e cultura do passado, celebrando e reconhecendo unicamente o progresso, as novas tecnologias e a vida urbana, ideias estas que eram representadas pelos sentidos de intensa velocidade e energia.

Historicamente, o Futurismo é dividido em duas partes: pré-guerra e pós-guerra. No chamado “primeiro futurismo”, os representantes mais extremistas do movimento exaltavam as ideias de violência e guerra, pois achavam que desta formam conseguiriam “higienizar” o mundo.

Aliás, originalmente, o Futurismo, em seu discurso político-social, era defensor dos ideais fascistas

Entre alguns dos principais artistas que representam o Futurismo estão: Umberto Boccioni (1882 – 1916), Luigi Russolo (1885 – 1947), Carlo Carrà (1881 – 1966), Giacomo Balla (1871 – 1958), Gino Severini (1883 – 1966) e Fortunato Depero (1892 – 1960).

O movimento Futurista foi definhando ao longo dos anos, encontrando o seu fim durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, várias de suas características estéticas inspiraram outros estilos artísticos, como o dadaísmo, o surrealismo e o cubismo, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado do DadaísmoSurrealismo e do Cubismo.

Algumas das características do movimento futurista ainda influenciaram e se manifestaram em outros estilos, como a arquitetura, por exemplo.

Características do Futurismo

Entre algumas das principais características deste movimento artístico, destaca-se:

  • Valorização do desenvolvimento tecnológico e industrial no começo do século XX;
  • Repúdio e desvalorização do moralismo e das tradições;
  • Uso da propaganda como principal forma de comunicação;
  • Uso de onomatopéias no futurismo literário;
  • Obras que transmitiam a ideia de velocidade e aceleramento;
  • Poesias com frases fragmentadas (ideia de velocidade);
  • Pinturas com cores vivas e contrastantes;
  • Sobreposição de imagens e traços deformados, que transmitiam a ideia de movimento.

Futurismo na Literatura

Inicialmente, o Futurismo surgiu como um movimento artístico literário, sendo de maior influência principalmente na poesia italiana.

Sob o lema “liberdade para as palavras”, o manifesto futurista criado por Marinetti definia os temas que serviam de parâmetros para os primeiros integrantes deste movimento: recusa da moralidade e dos tempos passados e a valorização da vida urbana, moderna e acelerada.

Alguns dos escritores conhecidos por representar as ideias do movimento futurista foram: Vladimir Maiakovski, Filippo Marinetti, Fernando Pessoa e Oswald de Andrade, entre outros.

Futurismo no Brasil

Entre os artistas modernistas brasileiros, o movimento futurista teve influência principalmente nas obras de Anita Malfatti e Oswald de Andrade. Ambos entraram em contato com o Manifesto Futurista e utilizaram diversas das suas ideias e conceitos em alguns de seus trabalhos.

Porém, os artistas brasileiros não buscavam reproduzir os padrões europeus. Ansiavam por definir uma identidade original e própria para a produção nacional.

Saiba mais sobre o significado da Arte Moderna.

O significado de Futurismo está na categoria: Arte