Significado de Gandaia

O que é Gandaia:

Gandaia é o ato de remexer o lixo em busca de algo valioso ou o estilo de vida de uma pessoa ociosa; um malandro; alguém que vive uma vida sem regras ou limites.

A palavra gandaia é etimologicamente de origem espanhola gandaya, que significa, assim como na língua portuguesa, uma pessoa de comportamento vadio; um vagabundo ou boêmio.

No Brasil a expressão popular "cair na gandaia" ficou bastante conhecida entre as pessoas na época do carnaval e de demais festas populares, no sentido de "cair na folia", festejar, comemorar ou celebrar a vida fútil; fugir da rotina do cotidiano e aproveitar determinado período de tempo para aproveitar a ociosidade.

Outra expressão bastante comum no Brasil é quando se diz que um indivíduo "vive na gandaia", ou seja, está sempre na boêmia, em festas ou na vagabundagem.

O significado de gandaia pode ter uma conotação tanto positiva como negativa, dependendo do contexto em que está inserida. Por exemplo, uma pessoa que "cai na gandaia" durante o carnaval é considerada alegre, divertida e que simplesmente está aproveitando os dias de festa. Porém, alguém que "vive na gandaia" constantemente, que não possui um emprego fixo, é viso como uma vândalo, um vagabundo, ou seja, alguém que não possui preocupações com a vida ou compromissos.

Data de atualização: 21/01/2015.