Significado de Gardenal

O que é Gardenal:

Gardenal é o nome de um medicamento. Além disso, é uma palavra usada de forma depreciativa, e significa que uma pessoa é maluca.

Bastante popular nas redes sociais como o Twitter, gardenal é um termo usado para brincar com amigos quando eles cometem alguma loucura, ou para insultar uma pessoa quando ela faz ou diz alguma coisa absurda. Por exemplo: Você viu o que ela fez? Ela só pode ser gardenal! / Ele está falando daquela maneira porque esqueceu de tomar o gardenal.

Este sentido de "loucura" foi atribuído a esta palavra porque ela é o nome de um medicamento. Apesar disso, quem toma ou tomou gardenal não é louco, essa interpretação é resultado de um preconceito.

Gardenal, cujo princípio ativo é o fenobarbital, é um medicamento da classe dos barbitúricos, um calmante usado no tratamento e prevenção de convulsões em pessoas e animais. O gardenal não é tão comum nos dias de hoje, mas costumava ser receitado por médicos a pessoas com epilepsia. Este medicamento atua no sistema nervoso central, podendo ser um tratamento para a ansiedade.

A associação entre gardenal e loucura é feita por muitas pessoas e poderá ter origem na falta de compreensão de alguns sintomas, como a convulsão. Antigamente, pessoas que tinham convulsões eram consideradas malucas, ou eram tratadas como se estivessem possuídas por espíritos malignos.

Data de atualização: 18/10/2013.