Significado de Gastronomia

O que é Gastronomia:

Gastronomia é um ramo dentro da culinária que abrange todas as técnicas, práticas e conhecimentos que ajudam a construir uma alimentação com qualidade.

A gastronomia estuda não apenas os vários modos de preparação do alimento, mas também as bebidas indicadas para cada refeição e os materiais utilizados na confecção dos pratos.

O profissional que se especializa em gastronomia é chamado de gastrólogo ou “chefe gourmet”, em alguns casos. Alguém conhecido como gastrônomo é uma pessoa que tem interesse no mundo da culinária mas nem sempre tem estudo nessa área, ou seja, não é necessariamente um profissional, a não ser que tenha se especializado e tenha tido formação na área da gastronomia.

Saiba mais sobre o significado de gourmet.

Tanto pode ser o gastrônomo um cozinheiro, como também alguém que não prepara os alimentos, mas possui todos os conhecimentos sobre como uma alimentação com requinte e qualidade deve ser.

Um dos principais objetivos da gastronomia é unir de maneira harmoniosa diferentes sabores e odores, provocando uma sensação de plena satisfação por todos os sentidos: olfato, paladar, visão e tato.

Além de ter um ótimo sabor, o gastrônomo busca por um prato que tenha um aroma apetitoso, uma forma harmoniosa e com bom aspecto visual, exigindo exímia sensibilidade na hora de “empratar” os alimentos.

Existem cursos que ajudam a formar profissionais na area da gastronomia. Os gastrônomos podem trabalhar em diversos ambientes, como hotéis, restaurantes, caterings, bares e etc.

Gastronomia funcional

A gastronomia funcional é um ramo da gastronomia que se preocupa em criar pratos saudáveis e nutritivos, acima de qualquer coisa.

Na gastronomia tradicional, grande parte dos gastrônomos pensam em refeições apelativas e que as pessoas gostam, sem necessariamente focar fatores nutritivos e saudáveis que esse prato possa ter.

A partir da junção do conceito de nutrição funcional e da gastronomia, surgiu este segmento que se apropria de alimentos ricos em substâncias e nutrientes benéficos para todo o corpo humano.

Entre as vantagens da gastronomia funcional, segundo os nutricionistas, está a prevenção ou tratamento de algumas doenças, como artrite, artrose, diabetes, doenças autoimunes, doenças cardiovasculares e etc. 

Ver também o significado de nutrição.

O significado de Gastronomia está na categoria: Geral