Significado de Gauleses

O que são Gauleses:

Gauleses eram povos celtas que habitavam a região da Gália, que corresponde hoje ao território da França. A origem de Paris é a antiga “Lutécia” (nome celta, latinizado – que significa “habitação em meio às águas”) do tempo dos gauleses.

Os gauleses eram chamados de bárbaros pelos gregos e romanos da Antiguidade, pois eram povos que falavam língua estranha e tinham uma civilização considerada menos evoluída que a deles.

Os celtas viviam na região central da Europa e compreendiam vários grupos distintos, sendo o mais importante o dos gauleses, que na Idade do Bronze e do Ferro se destacaram como excelentes metalúrgicos.

Os gauleses iniciaram grande expansão entre os séculos VII e V a.C. e atingiram seu limite máximo no século III a.C. Ainda hoje são faladas línguas remanescentes desse grupo na Irlanda, ilha Man e Escócia (gaélico), nas ilhas Shetland, Orcadas e Faroer, no País de Gales (galês)e na Bretanha.

Os gauleses se dividiam em tribos ou povos, que viviam guerreando entre si. Tais lutas nunca permitiram ao povo ter estabilidade política e muito menos formar um Estado unitário. A unidade cultural existia, assegurada pelos sacerdotes chamados druidas, que cuidavam da manutenção das normas.

As frequentes disputas dos gauleses facilitaram a conquista romana. Aliando-se ora a uma ora a outra tribo, Júlio César conseguiu submeter toda a Gália, no século I a.C., que logo assimilaram a civilização romana – sua língua (aos poucos modificada) e suas leis. Com a ascensão do cristianismo, eles que eram politeístas, aderiram à nova fé.

Júlio César foi o primeiro a escrever sobre a vida dos gauleses. No seu livro “De Bello Gallico” (Sobres a Guerra da Gália) conta muitos aspectos dos costumes dos povos bárbaros, transformando-se numa preciosa fonte de informação sobre os celtas.

Asterix

Asterix é uma série de histórias em quadrinho criada na França, em 1959, por Albert Ulderzo e René Goscinny, baseado no guerreiro gaulês Vercingetorix, com sua espada e seu elmo com asas, símbolo do poder.

O significado de Gauleses está na categoria: Geral