Significado de Gerência

O que é Gerência:

Gerência é um termo usado para designar a função de coordenação dos funcionários de uma empresa nas tarefas de gestão da equipe.

Este é um termo diretamente ligado à ação ou efeito de supervisionar, coordenar as atividades dentro de uma organização.

Normalmente o termo gerência também denomina o conjunto de funcionários do mais alto escalão da empresa, que são responsáveis por coordenar os recursos internos, representar a firma perante terceiros e controlar as metas e os objetivos, ou seja, a gerência também é responsável pelo sucesso ou fracasso de um negócio.

Neste contexto de gestão empresarial, a gerência está relacionada com diversos termos ligados à administração, como a gerência de projetos, de operações e a gerência de cadeia de suprimentos.

No âmbito jurídico, a gerência é o mandato convencional no qual alguém é encarregado de administrar os negócios de uma sociedade, com amplos poderes para cumprir os objetivos de um contrato social.

A pessoa que é encarregada desta função é chamada de gerente. Ele é responsável pelas funções de planejamento, organização, direção e controle das atividades de uma empresa. Ele deve contribuir para a boa gerência por meio da sua capacidade de liderar, conduzir e coordenar a equipe.

Tipos de gerência

Na gestão empresarial, podemos identificar alguns modelos de gerência que melhor se adequam ao estilo da instituição. São eles:

Gerência patrimonial

É o tipo de gerência onde os postos principais e os cargos de maior importância são assumidos pelos próprios donos da empresa

Gerência política

Neste modelo, os cargos gerenciais são confiados a outras pessoas, por meio de filiações e lealdade política.

Gerência por objetivos

Este é o modelo mais adotado em grande parte das empresas. Neste tipo de gerência, independente do cargo e do nível hierárquico, todos colaboram para que a meta da empresa seja alcançada.

Data de atualização: 20/09/2017.