Significado de Gestão escolar

O que é a Gestão escolar:

Gestão escolar consiste num sistema de organização interno da escola, envolvendo todos os setores que estão relacionados com as práticas escolares. Desta forma, a gestão escolar visa garantir um desenvolvimento socioeducacional eficaz na instituição de ensino. 

Cada escola deve desenvolver o seu plano de gestão escolar, com base nas diretrizes de educação vigentes. Como resultado desta gestão, espera-se que a instituição tenha uma excelência no ensino; redução da inadimplência; prevenção da evasão escolar; combater à indisciplina; manter a motivação da equipe que compõe a escola; além de manter os pais e os alunos engajados nos projetos escolares.

O responsável por atuar na organização da gestão escolar é o gestor escolar. Este profissional tem a missão de elaborar propostas pedagógicas para a escola em que atua, com base na democracia e na participação da comunidade, garantindo a manutenção da qualidade do ensino.

Além disso, o sistema de gestão escolar deve valorizar a atuação de educadores com a responsabilidade de formar cidadãos críticos sobre a realidade, que tenham opinião e integridade. Também devem ajudar os jovens a desenvolverem as suas competências e habilidades, sejam elas naturais ou aprendidas ao longo do tempo.

Veja também o significado da Inclusão escolar.

A gestão escola é constituída por quatro principais pilares:

  • Gestão pedagógica: organização, planejamento e administração da área educativa;
  • Gestão administrativa: organização e administração da instituição como estrutura física, como o prédio, os equipamentos, materiais necessários para o funcionamento das aulas e dos projetos propostos pela gestão pedagógica, etc;
  • Gestão financeira: organiza o orçamento da instituição, se responsabilizando em distribuir de forma ordenada a verba para os diferentes setores da escola. Cuida de toda a parte financeira da instituição (cálculo de custos, fluxo de caixa, definição de orçamento, entre outras atividades);
  • Gestão de recursos humanos: organização de pessoal, ou seja, de toda a comunidade que faz parte do ambiente escolar (alunos, professores, funcionários, responsáveis e comunidade em geral). A principal missão da gestão de recursos humanos é garantir que todos mantenham a satisfação e, consequentemente, o rendimento de suas atividades. Os direitos, deveres e atribuições de todas as pessoas que compõem a instituição devem ser baseados no Regimento Escolar. 

Conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a autonomia das escolas na organização de suas respectivas gestões visa atender as especificidades locais e regionais de cada lugar.

Saiba mais sobre o significado de Gestão.

O significado de Gestão escolar está na categoria: Geral