Significado de Glosa

O que é Glosa:

Glosa, na literatura brasileira, é um tipo de poema, utilizado normalmente pelos poetas do Nordeste do Brasil, principalmente os cantadores.

Glosa é um poema com estrofes de mais de dez versos, que respondem a um desafio expresso em forma de mote e é composto por dois versos.

Esses versos se apresentam na glosa de duas formas: ou os dois versos aparecem no fim da estrofe para compor a rima ou aparecem como quarto verso da glosa, e o outro verso na última posição.

O poeta Paulo Camelo criou um Glosa com mote migrante, ou seja, um poema com mais de uma estrofe, onde o mote aparece em posições diferentes, ascendendo nas estrofes das últimas para as primeiras posições.

Glosa também é conhecida como uma nota explicativa sobre palavras ou sentido de um texto; de uma interpretação ou de um comentário.

Glosa de valores

Glosa também pode ser relacionado a valores, pois significa a suspensão, retirada, supressão total ou parcial dos valores descritos em um determinado documento ou de um orçamento.

Glosa médica

Uma glosa médica é quando um determinado serviço de plano de saúde não cobre os gastos referentes as consultas, medicamentos e outras taxas que são cobradas pelas empresas prestadoras do serviço, como hospitais, clínicas e etc.

Data de atualização: 11/06/2015.