O que é Golpe de Estado: significado e exemplos

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Golpe de Estado é derrubar ilegalmente um governo constitucionalmente legítimo. Os golpes de estado podem ser violentos ou não, e podem corresponder aos interesses da maioria ou de uma minoria, embora este tipo de ações normalmente só triunfa quando tem apoio popular.

O golpe de estado pode consistir simplesmente na revogação da constituição, conferindo todos o poderes do estado a uma só pessoa ou organização.

Também pode ser um golpe militar, em que unidades das forças armadas ou de um exército popular forçam a rendição do governo.

Para ser considerado golpe de Estado, não necessariamente o governante que assumiu o poder pela força tem de ser militar, como aconteceu no Brasil.

Tem esta designação porque se caracteriza por uma ruptura institucional. Esta ruptura contraria a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado a pessoas que não haviam sido legalmente designadas, seja por meio de eleição, hereditariedade ou outro processo de transição.

No modelo mais comum de golpes, as forças rebeladas cercam ou tomam de assalto a sede do governo, muitas vezes expulsando, prendendo ou até mesmo executando os membros do governo deposto.

Esta modificação do governo instituído ou do regime político de um país representa uma ruptura drástica da ordem constitucional.

Normalmente um golpe de estado é mais que uma simples revolta ou demonstração de insurreição, porque consiste em uma decisão tomada por elementos que pertencem à classe política ou militar.

São raros os países que nunca sofreram um golpe de Estado desde sua independência, como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, os Estados Unidos, Canadá e outros.

Golpes de Estado no Brasil

O Brasil já viveu dois golpes de estado: um em 1937 e outro em 1964.

Em 1937, Getúlio Vargas utilizou a "ameaça comunista" como uma forma de aumentar a sua autoridade no Governo. O golpe garantiu a sua permanência no poder, conseguindo mesmo anular as eleições agendadas para o ano seguinte.

Em 1964 o golpe de estado correspondeu a um golpe militar, porque a classe militar foi responsável pelo derrube do Governo do presidente João Goulart. Além disso, os militares não conseguiram só terminar o regime que estava em vigor, mas conseguiram também continuar no poder.

Saiba mais:

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar