O que é e como funciona um Golpe Militar

O que é um golpe militar:

Golpe militar é um golpe de Estado liderado por membros das forças armadas e do exército para o controle do Poder Executivo e, consequentemente, do Legislativo e Judiciário.

O golpe militar é uma estratégia de tomada de poder ilegal, pois constitui a derrubada de um governo a partir de ações inconstitucionais e que violam os princípios básicos da democracia: o voto direto, livre e secreto.

Por norma, o golpe militar é motivado pelo desejo da intervenção militar como forma de controle de determinada situação que não é de sua responsabilidade direta, por exemplo.

O golpe militar é um passo para a constituição de uma ditadura militar no país ou região onde foi dado este golpe de Estado.

Os golpistas elegem um novo presidente para o país (obrigatoriamente um militar de alta patente), alteram a Constituição nacional e, principalmente, instauram um regime extremamente rígido contra os opositores do golpe.

Perseguições, torturas, prisões e mortes são comuns nos países que vivem sob uma ditadura militar, pois todos os críticos ao governo militar são classificados como “criminosos políticos” e alvos de duras penas, de acordo com a legislação militar definida pelos golpistas.

Ver também: o significado de golpe de Estado e de Intervenção militar.