Significado de Granizo

O que é Granizo:

Granizo é uma chuva de gelo, que ocorre quando a precipitação cai do céu em forma de pedaços de gelo, que costumam ter entre 0,5 cm e 5 cm de diâmetro.

granizo

São raras as pessoas que morrem durante uma tempestade com granizo, mas caso os pedaços de gelo sejam grandes, podem provocar sérios danos e prejuízos materiais, além de ser uma ameaça para animais e colheitas. Em caso de chuva de granizo, o aconselhável é procurar um local coberto e se proteger das pedras de gelo.

Como se forma o granizo?

Os granizos são formados somente a partir de um tipo de nuvem específica chamada cumolonimbus, que apresenta a característica de ter um grande desenvolvimento vertical e se formar, principalmente, nas areas tropicais mais elevadas do planeta.

O granizo costuma se formar em tempestades com correntes de ar ascendentes e intensas, em nuvens cumolonimbus com grande extensão vertical (baixas temperaturas) e concentração de água líquida. Assim, em elevada altitude as partículas de água congelam e quando atingem determinado peso, superior ao suportado pelas correntes de ar, a precipitação das "pedras" de gelo começa.

Ver também: significado de Clima.

Granizo ou granito

Ambos os termos existem na língua portuguesa, mas possuem significados totalmente diferentes.

O granizo, como dito, consiste num tipo de precipitação que ocorre nas nuvens cumolonimbus, fazendo com que a chuva seja formada por pedras de gelo.

O granito, por outro lado, é um tipo de rocha originada a partir do resfriamento do magma (rocha ígnea), sendo formada por diversos minerais (mica, quartzo e feldspato).

A pedra de granito costuma ser usada para a produção de peças de móveis, como bancadas de cozinha ou de banheiro, por exemplo.

Data de atualização: 26/04/2017.