Significado de Gratificante

O que é Gratificante:

Gratificante é o estado de algo que desperta satisfação, orgulho e contentamento ao ser realizado, por exemplo.

Este adjetivo é a característica do que ou de quem gratifica, ou seja, que gosta e sente prazer em desempenhar determinada atividade ou função.

Exemplo: “Eu tenho o trabalho mais gratificante do mundo”.

Quando se diz que determinada experiência foi (ou é) gratificante significa que despertou sentimentos e pensamentos positivos no indivíduo, responsáveis por fazê-lo refletir sobre questões importantes ou aprimorar os seus conhecimentos em relação a algo, por exemplo.

Alguns dos principais sinônimos de gratificante são: gratificador, recompensador, recompensante, satisfatório e retribuidor. Por outro lado, o principal antônimo de gratificante é: frustrante.

É comum as pessoas receberem mensagens e homenagens quando desempenham algum trabalho ou função com maestria. O reconhecimento do esforço e dedicação de alguém é considerado, pela maioria das pessoas, a parte mais gratificante, ou seja, aquela que dá mais prazer e contentamento.

A tradução da palavra “gratificante” em inglês é gratifying.

Etimologicamente, o termo “gratificante” se originou a partir do latim gratificansantis, que por sua vez deriva de gratifícoraris / gratifícoratus, que significa “ser agradável a alguém” ou “servir alguém”.

Ver também: significado de gratidão.

Data de atualização: 27/10/2016.