Significado de Gratinar

O que é Gratinar:

Gratinar é um processo culinário usado para dourar a parte superior de um alimento. É levar um alimento ao forno, pré-aquecido, para que a camada superior seja superficialmente tostada.

Gratinar é um verbo transitivo, de origem francesa, gratiner (gratinê), que significa recobrir as comidas com pão ralado.

Gratinar é uma técnica culinária , de origem francesa, que significa levar ao forno alimentos cobertos com bastante molho, queijo ralado e polvilhado com farinha de rosca, para dar uma textura crocante por fora e que permaneça macio por dentro.

Os alimentos podem ser gratinados no forno convencional, colocando a travessa na grade mais alta, ou em fornos que tenham a função gratinar. Os alimentos ideais para serem levados para gratinar, são as massas, o bacalhau, o frango, o camarão, os legumes e as batatas.

Os queijos ideais para serem empregados no processo de gratinar os alimentos, são os macios, que derretem com mais facilidade, como o mussarela, o meia cura, o emmenthal e o gruyére. O queijo parmesão, muito usado no processo de gratinar, é muito duro, e o queijo branco, apesar de macio, ao derreter fica com uma textura de borracha.

Data de atualização: 29/04/2013. O significado de Gratinar está na categoria: Geral