Significado de Growth hacking

O que é Growth hacking:

Growth hacking é uma metodologia usada para potenciar o crescimento rápido e sustentável de uma empresa, organização ou instituição.

O growth hacking se trata de uma área essencial para o desenvolvimento de startups da área da tecnologia. Frequentemente usa estratégias nas redes sociais e marketing viral para atingir os seus objetivos, sempre com iniciativas criativas.

Saiba mais sobre o significado de startup.

No growth hacking é essencial:

  • saber o que o cliente/usuário quer;
  • saber onde o cliente/usuário mora;
  • saber a linguagem usada pelo cliente/usuário.

A expressão em inglês que designa esta metodologia foi criada em 2010 pelos empreendedores Sean Ellis, Patrick Vlaskovits e Jiten Shah.

Um growth hacker é a pessoa responsável por definir as estratégias que levarão ao crescimento da empresa ou instituição. Ele tem como foco absoluto o crescimento, e para alcançá-lo, ele usa métodos e ferramentas para criar práticas que estimulam o crescimento.

Algumas empresas mundialmente conhecidas são exemplos de growth hacking: Facebook, Twitter, Dropbox, Airbnb, etc.

Esta expressão em inglês é composta pelas palavras growth, que significa crescimento e hacking, uma palavra que quando relacionada com a tecnologia serve para descrever o ato de modificar ou escrever um software de maneira habilidosa. Assim, growth hacking é uma forma de reescrever e melhorar o crescimento de uma empresa.

Growth hacking e marketing

Vários autores estabelecem diferenças entre growth hacking e marketing. Eles afirmam que o objetivo do growth hacking não é substituir o marketing, e que o growth hacker não é melhor que o marqueteiro, mas tem um foco diferente. De acordo com Sean Ellis, um growth hacker "é uma pessoa que tem como norte o crescimento".

Desta forma, o growth hacker define todas as estratégias, táticas e iniciativas tendo como base o crescimento. O marketing também dá importância ao crescimento, mas não tanto como o growth hacking. Além disso, o growth hacking é conhecido por ter um foco obsessivo em um objetivo, muitas vezes ignorando outros aspectos.

Data de atualização: 14/10/2015.