Significado de Hábil

O que é Hábil:

Hábil é um adjetivo comum aos dois gêneros e corresponde à propriedade daquilo ou daquele que cumpre bem determinada coisa. "Ela é uma hábil marceneira", quer dizer que ela é habilidosa ao lidar com a madeira.

Entre os sinônimos de hábil, temos habilidoso, competente, perito, proficiente, capaz, jeitoso, apto, rápido, ágil, astuto e sagaz.

A palavra hábil vem do latim habilis, que tem sua origem no verbo haver, habere. Em que hab vem de haver e il é possuir uma capacidade, o que forma um vocábulo que representa "ter a capacidade".

O hábil é aquele que sabe executar bem ou ainda que exerce com perfeição ou maestria alguma coisa. Geralmente o adjetivo é utilizado antes do substantivo correspondende ao cargo ou função, como "hábil motorista, "hábil cozinheira", "hábil costureiro".

Também tem o significado daquilo que é rápido e ágil. Um "hábil datilografista" é aquele que digita rapidamente as palavras no teclado com nenhum ou pouquíssimos erros. Ou seja, o hábil é aquele que tem excelente desempenho na sua função em função da prática, que desenvolveu a habilidade.

O hábil é igualmente característica do esperto, daquele que consegue facilmente resolver problemas ou responder pelas situações com agilidade.

Em termos jurídicos, hábil é o que cumpre o estabelecido por norma.

Tempo Hábil

A expressão tempo hábil quer dizer um período produtivo, geralmente associada ao tempo em que alguma coisa poderia ter sido feita o resolvida. A se dizer que "ele não teve tempo hábil de fazer o bolo para levar à festa", quer dizer que não teve tempo de executar a tarefa.

Alguns linguistas consideram a expressão tempo hábil um pleonasmo vicioso, um locução com um adjetivo que não muda o sentido da palavra anterior no contexto. Ao se dizer apenas que "ele não teve tempo" já se estima que o tempo que teve não foi o suficiente para produzir, ou seja, não foi hábil.

Data de atualização: 14/10/2016. O significado de Hábil está na categoria: Língua Portuguesa