Significado de Hadouken

O que é Hadouken:

Hadouken é uma palavra japonesa cujo significado literal é “punho ondulatório”. Consiste em um ataque especial utilizado pelas personagens Ryu Hoshi, Ken Masters, Sakura Kasugano, Akuma e Gouken, da série de jogos eletrônicos Street Fighter. O termo é também conhecido como “aduguem”.

O golpe é executado pelo lutador, que canaliza sua energia espiritual “Chi” nas mãos e, em posição de ataque, junta os punhos arremessando-a com força em direção ao adversário. A energia desse ataque normalmente é representada por uma bola azul luminosa. No entanto, em alguns casos existe o hadouken de fogo, que é uma bola vermelha alaranjada.

Shoryuken também é um ataque utilizado pelos lutadores nos jogos Street Fighter, a diferença é que o lutador pula para o alto com um impulso e executa o golpe. Este movimento também é conhecido como o "Punho do Dragão Ascendente".

A série de jogos Street Fighter é de propriedade da empresa japonesa Capcom. A Capcom também é criadora dos jogos Mega Man e Resident Evil. O primeiro jogo Street Fighter (SF) foi lançado em 1987. O Street Fighter II (The World Warrior) teve lançamento em 1991e foi seguido de diversas versões. Em 1997 chegou o Street Fighter III, também seguido de outras versões. Em 2010 foram lançadas duas versões do Super Street Fighter IV.

No jogo Megaman X, existe uma cápsula que atribui ao jogador a capacidade de fazer um hadouken.