Significado de Hardcore

O que é Hardcore:

Hardcore é uma palavra inglesa que não possui uma tradução literal na língua portuguesa, mas pode ser interpretada com o significado de “algo feito ou executado de forma extrema”.

Uma expressão utilizada no português falado no Brasil e que se assemelha ao sentido de hardcore seria “casca-grossa”, por exemplo.

Normalmente, o hardcore costuma ser aplicado para classificar subgêneros musicais do rock and roll, como o hardcore punk, o hardcore melódico (também conhecido por emocore), o Post-Hardcore, entre outros.

Saiba mais sobre o significado de Rock and Roll.

O estilo musical hardcore surgiu no final da década de 1970 e começo de 1980, nos Estados Unidos e na Europa, quando algumas bandas de punk rock começaram a acelerar o ritmo das músicas, com notas mais cruas e pesadas.

O conteúdo das letras das músicas também sofreu modificações, passando a ganhar um maior contexto social e político.

O visual dos músicos, assim como dos fãs do estilo hardcore, também se tornou característico. As roupas e atitudes mais agressivas são exemplos.

O termo hardcore também pode ser utilizado para classificar outras coisas além da música, atribuindo sempre uma “aura” de crueza e solidez.

Por exemplo, entre os fisiculturistas, o hardcore consiste num estilo de treino pesado, onde a atenção do atleta é excessivamente voltada para o seu treinamento.

Saiba mais sobre o significado de Fisiculturismo.

Data de atualização: 27/06/2017.