Significado de HDMI

O que é HDMI:

HDMI CableHDMI é a sigla para High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Resolução), que é uma interface condutiva digital de áudio e vídeo, capaz de transmitir dados não comprimidos, sendo uma alternativa melhorada aos padrões analógicos, como rádio frequência, VGA e outros.

O HDMI é um tipo de conector de áudio e vídeo digital que substitui os antigos conectores usados em aparelhos de DVD, TV e monitores de vídeo. 

Descubra mais sobre o significado de VGA.

O HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio e vídeo digital, como o Blu-ray, o leitor de DVD, o computador e etc, para qualquer dispositivo de som ou vídeo digital, como um monitor e TV digital, por exemplo.

Em vez de usar vários cabos para conectar os sinais de áudio e vídeo de um aparelho de DVD a uma TV, a ideia é que exista apenas um único cabo e conector fazendo todas as ligações necessárias.

A maior vantagem desse padrão é que a conexão de áudio e vídeo são feitas digitalmente, portanto apresentam melhor qualidade. 

As principais diferenças entre o HDMI e o DVI é que o HDMI suporta resoluções maiores do que o DVI, o DVI (Digital Visual Interface) só faz conexão de vídeo, e  o conector HDMI é bem menor que o conector DVI.

Ver também o significado de USB.

Conectores HDMI

Existem dois principais modelos de conectores HDMI no mercado: o tipo A e o tipo B.

O cabo HDMI A (com 19 pinos) é o mais popular, pois tem compatibilidade direta com a tecnologia DVI. Enquanto isso, o HDMI B se sobressai por permitir transmissões de altíssima qualidade, trabalhando a partir do sistema dual link.

O significado de HDMI está nas categorias: Tecnologia, Siglas