Significado de Hecatombe

O que é Hecatombe:

Hecatombe significa o sacrifício de numerosas vítimas, uma carnificina, uma grande mortandade. Gramaticalmente, a palavra hecatombe é um substantivo feminino, que faz referência a uma matança humana.

Etimologicamente a palavra “hekatombe”, de origem grega, é formada de “hekatom”, que significa “cem”, e “be” que significa boi. Era empregada na Grécia antiga, para designar a matança de cem bois, para comemorar as vitórias das grandes batalhas.

Por extensão, o termo hecatombe, é hoje usado para fazer referência a grandes catástrofes e também para grandes crises mundiais. Ex.: “A hecatombe imobiliária americana de 2012;” “A hecatombe financeira mundial;” “A hecatombe social,” entre outras.

Hecatombe nuclear

No auge da Guerra Fria, em 1962, o mundo se viu perto de uma hecatombe nuclear, quando no ano anterior, os Estados Unidos instalou uma base de lançamento de mísseis na Turquia, e como retaliação, a União Soviética instalou uma base de lançamento de misseis em Cuba. Tais medidas deixou o mundo em alerta, pois poderiam provocar uma hecatombe nuclear. Depois de negociações os Estados Unidos retirou sua base da Turquia e a União Soviética retirou sua base de Cuba.

Descubra mais sobre o significado da Guerra Fria.

Data de atualização: 21/02/2017.