Significado de Hemácias

O que são as Hemácias:

hemacias

As hemácias, conhecidas também como eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são as células sanguíneas responsáveis pela cor vermelha do sangue e que exercem um importante papel na oxigenação dos tecidos.

Elas são as células com maior presença no sangue, compostas basicamente de globulina e hemoglobina, proteína responsável pela cor avermelhada do sangue. As hemácias são produzidas na médula óssea, estimuladas pelo hormônio glicoproteico chamado eritropoetina. Além disso, elas possuem formato de disco bicôncavo e não possuem núcleo e nem DNA quando maduras.

O diâmetro das hemácias é de aproximadamente sete micrômetros, podendo ser maiores no sangue rico em gás carbônico (sangue venoso), ao se comparar com o sangue rico em oxigênio (sangue arterial). Entretanto, as hemácias podem sofrer o fenômeno da macrocitose ou microcitose, que é o aumento ou a diminuição no tamanho das hemácias, respectivamente.

A principal função das hemácias está relacionada com o transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Mas elas também fazem o transporte de dióxido de carbono e íons de hidrogênio, além de garantir a cor avermelhada do sangue.

Esta função das hemácias é realizada por meio da hemoglobina, que possui uma porção de ferro em sua composição que se liga ao oxigênio, garantindo o transporte.

As hemácias têm um tempo de vida que dura cerca de 120 dias. Após este período, elas pasam pelo processo de hemólise, onde são destruídas no baço e no fígado e seus componentes são utilizados para a fabricação de novas células.

O sangue apresenta uma quantidade de hemácias que varia conforme a pessoa, seus hábitos e seu estado emocional. Normalmente, existem cerca de de 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico no sangue de um homem adulto e saudável. Na mulher, este valor é de aproximadamente 4,5 milhões.

Essa contagem das hemácias é realizada através do hemograma, exame laboratorial onde é retirado a coleta de sangue para análise.

Quando a quantidade das hemácias no sangue está em baixa, é diagnosticada então a anemia, doença causada pela baixa quantidade de hemoglobina e de ferro no sangue ou em decorrência da grande destruição das células sanguíneas.

É importante ressaltar também que alguns quadros de anemias podem ser causados pela genética, como a anemia falciforme, doença caracterizada pela deformação hereditária no tamanho das hemácias. Esta mudança faz com que ela se torne menos flexível e seja mais frágil que a hemácia normal, o que desencadeia a destruição rápida dessa célula sanguínea.

Veja também o significado de hemoglobina.

O significado de Hemácias está na categoria: Geral