Significado de Hematúria

O que é Hematúria:

Hematúria é a eliminação anormal de hemácias ou eritrócitos (glóbulos vermelhos) na urina. A hematúria pode ser macroscópica, quando visível a olho nu (urina avermelhada ou escura), ou microscópica, quando os glóbulos vermelhos são detectados apenas no exame de urina.

A palavra "hematúria" vem dos termos gregos "haima" = sangue; "ouron" = urina; "ia" = estado.

A hematúria macroscópica e microscópica podem ser permanentes (presença constante de eritrócitos na urina), recorrentes (remissão da hematúria durante meses ou anos) ou isoladas (episódios únicos de hematúria).

A hematúria macroscópica pode resultar da presença de apenas 1 mL de sangue em 1 litro de urina. Em condições normais, cerca de 1.000.000 de hemácias são eliminadas pela urina diariamente, o que corresponde, num sedimento urinário centrifugado examinado ao microscópio​, a 1 a 3 hemácias por campo de alta potência.

Embora exista controvérsia quanto aos critérios utilizados para a definição de um quadro de hematúria, considera-se que valores acima dos citados anteriormente caracterizam uma hematúria, quando os mesmos são detectados numa amostra de jato médio de urina.

A hematúria é um sintoma comum em mais de 100 doenças ou condições sistêmicas, sendo, em muitos casos, o primeiro sinal clínico. Também é muito frequente na população geral.

As principais causas de hematúria variam conforme a idade. As mais comuns são:

  • Litíases;
  • Infecções;
  • Inflamações da bexiga ou da próstata.

Nas crianças, quando a hematúria ocorre de forma isolada, ela geralmente é transitória e não traz grandes consequências. Já nos adultos, principalmente naqueles com mais de 50 anos de idade, há maiores chances da hematúria estar relacionada com uma patologia maligna​.

Data de atualização: 08/06/2015.