Significado de Heterocromia

O que é Heterocromia:

HeterocromiaHeterocromia é uma anomalia genética que é caracterizada pela alteração na cor dos olhos de alguns mamíferos, fazendo com que cada olho tenha uma cor diferente.

Também conhecida por heterocromia ocular, esta anomalia acontece diretamente na quantidade de melanina presenta na íris, tecido responsável por dar a cor aos olhos.

A heterocromia é comum principalmente em gatos e cães, no entanto estima-se que seis a cada mil pessoas também apresentem algum nível desta anomalia genética.

As pessoas que nascem com heterocromia devem ser submetidas a testes médicos para eliminar a hipótese de existirem outras doenças congênitas relacionadas a anomalia na cor dos olhos.

Quando a heterocromia se apresenta apenas como uma alteração genética, normalmente, as pessoas utilizam lentes de contato para esconder as alterações na pigmentação da íris.

Tipos de heterocromia

Existem três principais tipos de heterocromia: setorial, central e completa.

Heterocromia setorial

É assim chamada quando a mesma íris apresenta duas cores diferentes, sendo que uma das cores deve ser dominante.

Heterocromia central

Também conhecido como “olho de gato”, as pessoas com este tipo de heterocromia apresentam dois ou mais círculos na íris, de cor diferente.

Heterocromia completa

É o tipo mais raro e diferente, pois consiste na completa diferença entre a cor dos olhos. Por exemplo: quando o olho direito é azul e o olho esquerdo é castanho. 

Causas da heterocromia

A heterocromia pode ser congênita ou adquirida.

No caso de ser congênita, significa que provavelmente o indivíduo nasceu com uma alteração genética que modificou a tonalidade da íris. Porém, pode ser que a diferenciação entre a cor dos olhos possa ser a consequência de outros problemas congênitos, como a Síndrome de Waardenburg e a Síndrome de Horner.

No caso de a heterocromia ser adquirida, significa que surgiu a partir de uma doença adquirida após o nascimento, como por exemplo:

  • Glaucoma;
  • Irite (inflamação da íris);
  • Sangramento da írirs (provocado por traumas);
  • Melanoma na íris;
  • Neurofibrimatose;
  • Diabetes.

Data de atualização: 11/01/2016. O significado de Heterocromia está nas categorias: Geral, Medicina