Significado de Hic et Nunc

O que é Hic et Nunc:

Hic et Nunc é uma expressão do latim que significa aqui e agora. Hic et nunc é quando alguém não está disposto a esperar, quer algo imediatamente, no mesmo momento, o indivíduo não tem mais paciência.

Esta expressão denota alguma coisa que deve ser realizada "agora" ou no momento em que é dita a expressão e se refere à situação concreta em questão. Costuma ser usada como um lema imperativo, de alguém que precisa de alguma coisa (satisfação de um desejo), aqui e agora. Hic et nunc define o tempo (hic) e o espaço (nunc).

A expressão hic et nunc faz parte do Existencialismo, que é uma doutrina da filosofia que têm ênfase na liberdade das pessoas, ao mesmo tempo em que ressalta a responsabilidade de cada um. Para a filosofia existencialista o homem é responsável pelos seus atos, portanto se ele quer algo para “aqui e agora”, ele terá que arcar com as consequências, independente se forem boas ou ruins.

Descubra mais sobre o significado de Existencialismo.

O hic et nunc faz parte do comportamento do ser humano, em especial nos dias atuais, onde as pessoas se tornaram muito imediatistas, querem tudo para agora, e caso não o tenham, poderão não querer mais, muitas vezes por orgulho, e por não querer ceder. As pessoas querem tudo para agora para satisfazer seus desejos, não querem esperar por outra coisa.

Data de atualização: 11/07/2016.