Significado de Hidráulica

O que é Hidráulica:

Hidráulica é uma área da Física que estuda as características físicas dos fluidos em seu estado líquido, seja em repouso ou em movimento.

Também conhecida como Mecânica do Fluidos, ela é responsável por identificar o comportamento e uso dos fluidos confinados ou em escoamento, como uma forma deles atuarem como sistemas transmissores de energia.

Através dos seus estudos, é possível conhecer as leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle dos fluidos agindo sob efeito de variáveis como pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc.

Neste sentido, a principal lei que fundamenta os estudos da hidráulica é a de que a pressão exercida em ponto qualquer de um líquido em repouso (estático) é a mesma em todas as direções e exerce forças iguais em áreas iguais.

O estudo da hidráulica pode ser dividido em três partes: a hidrostática, que se dedica em compreender o comportamento dos fluidos em repouso, a hidrocinética, que estuda os fluidos em movimento e a hidrodinâmica, que leva em consideração as variáveis envolvidas no escoamento dos fluidos, como forças da gravidade, da pressão, da tensão tangencial, da viscosidade, da compressibilidade e outras.

A hidráulica é, sobretudo, um estudo muito aplicado nas áreas de ciências exatas, como a engenharia, principalmente para a construção de sistema que gerem energia através do movimento das águas, a chamada energia hidráulica.

Energia hidráulica

Também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, a energia hidráulica é aquela obtida através do aproveitamento da energia potencial e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água.

Considerada uma fonte de energia renovável e limpa, ela é obtida através do movimento das águas que movimentam as turbinas existentes nas usinas hidrelétricas e transformam esta força em energia elétrica.

Pressão hidráulica

Quando é exercida uma pressão num ponto de um líquido, essa se transmite a todos os pontos do líquido. Esse é o princípio da chamada pressão hidráulica ou Princípio de Pascal, onde os acréscimos de pressão sofridos por um corpo de um líquido são transmitidos integralmente a todos os pontos do líquido e das paredes do recipiente onde este está contido.

Para calcular a pressão hidráulica, utiliza-se a fórmula:

pressão hidraulica

Onde,

p - pressão (N/m² ou Pa - Pascal)

F - força (Newton)

A - área (m²)

O significado de Hidráulica está na categoria: Geral