Significado de Hidrogênio

O que é Hidrogênio:

Hidrogênio é um elemento químico simbolizado pela letra H, e considerado o mais simples entre todos, sendo formado apenas por um próton e um elétron.

As moléculas de hidrogênio são essenciais para a composição da água, assim como a atmosfera terrestre e os tecidos de todos os organismos vivos, além de estar presente no pétroleo e no carvão, por exemplo.

No cotidiano, o hidrogênio serve para a produção da amônia, composto usado para o desenvolvimento de fibras sintéticas e fertilizantes, por exemplo. Além disso, o hidrogênio ainda pode ser utilizado para a produção do metanol, de combustível de foguetes, para a remoção de enxofre de combustíveis, entre outras finalidades.

Atualmente, graças a manipulação dos átomos do hidrogênio, este elemento também é capaz de produzir energia. Esta enorme energia é liberada quando os átomos se fundem, fenômeno este que ocorre, por exemplo, no interior das estrelas.

Com este conhecimento e domínio, alguns cientistas desenvolveram uma poderosa arma de destruição em massa: a bomba de hidrogênio. Porém, devido ao intenso poder desta arma, o uso da fusão dos núcleos de hidrogênio passou a ser direcionado unicamente para a geração de eletricidade.

Saiba mais sobre o significado de fusão.

Em comparação com todos os outros elementos e gases da tabela periódica, o hidrogênio é o mais leve, chegando a ter uma densidade 14 vezes inferior ao do próprio ar.

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante no Universo (fora a matéria negra e a energia escura), representando aproximadamente 75% de toda a massa que nele existe.

O hidrogênio teria surgido no Universo há aproximadamente cerca de 350 mil anos após o Big Bang, evento astronômico que provavelmente ocorreu há 14 bilhões de anos.

Saiba mais sobre o significado do Big Bang.

Principais características do Hidrogênio

  • Forte agente condutor;
  • Gás incolor, inodor, inflamável e insolúvel em água;
  • Número Atômico (Z): 1;
  • Peso Atômico: 1,00794;
  • Grupo da Tabela: 1 (IA);
  • Estado Físico: Gasoso (T = 298K);
  • Densidade: 0,0000899 g/cm3;
  • Ponto de Fusão (PF): 14,025 K;
  • Ponto de Ebulição (PE): 20,268 K.

Ver também: significado de molécula.

Data de atualização: 05/04/2017.