O que é a Hidrografia?

Hidrografia é um dos ramos da geografia física que estuda as águas da superfície da Terra, abrangendo rios, oceanos, lagos, mares, geleiras, etc.

Em quase todos os países do mundo existem serviços hidrográficos. Os hidrógrafos, profissionais que se ocupam em estudar a hidrografia do planeta, analisam e catalogam as águas navegáveis de todo o mundo, elaborando cartas e mapas que mostram, detalhadamente, a formação dos canais, a profundidade das águas e a localização dos canais, bancos de areia, correntes marítimas, etc. Os hidrógrafos também são responsáveis em estudar a influência dos ventos no ritmo das águas e das marés.

A Terra é formada por 97% de água, concentrada principalmente em oceanos e mares. No total, a água contida no planeta abrange um volume de aproximadamente 1.400.000.000 km³.

O oceano Pacífico é o maior em extensão e profundidade, com mais de 179.700.000 km² de área e 11.020 metros de profundidade. O maior rio, por sua vez, é o Amazonas, com 10.245 km de extensão.

Hidrografia do Brasil

Alguns dos maiores complexos hidrográficos do mundo ficam no Brasil, sendo conhecido por guardar a maior reserva de água doce do planeta - aproximadamente 8% de toda a água potável e doce da Terra está na superfície brasileira.

Por isso, o território brasileiro é caracterizado por grades extensões de bacias hidrográficas, ou seja, conjuntos de rios, lagos e demais porções de água que se interligam. A Bacia do Rio Amazonas é a maior do Brasil e do mundo.

Veja também: Bacia hidrográfica e Tipos de mapas.