Significado de Higiene mental

O que é Higiene mental:

Higiene mental é a área da medicina se preocupa com a defesa da saúde mental.

É um ramo da medicina que define normas que têm como objetivo os cuidados com as doenças que afetam a mente.

A higiene mental é influenciada por vários comportamentos. É importante pensar positivo, cuidar da auto-estima, estimular a mente através de exercício, praticar exercício físico, se alimentar de forma saudável, manter relacionamentos sociais saudáveis etc. A higiene mental é essencial para que o ser humano esteja em equilíbrio e interaja de forma saudável com outras pessoas no seu meio envolvente.

Os axiomas propostos por Clifford Whittingham Beers e o psiquiatra suíço Adolf Meyer serviram de fundamento para o desenvolvimento da higiene mental. Beers sofria de distúrbios mentais, e chegou mesmo a tentar o suicídio. Depois de estar internado em algumas instituições psiquiátricas, escreveu a obra autobiográfica A Mind That Found Itself, que descreve os abusos sofridos em várias instituições. Beers é considerado o fundador do movimento americano de higiene mental e é presidente honorário da Federação Mundial para Saúde Mental.

Estes axiomas são diretrizes da higiene mental, que consistem em: criação de normas para manutenção da saúde mental; comportamentos de prevenção de doenças mentais e disfunções congênitas; aprimoramento da terapêutica e cuidados atribuídos a pacientes mentais; auxílio aos indivíduos necessitados para ajudá-los na integração na sociedade e no contexto laboral; aumento da conscientização da comunidade em relação a conflitos psíquicos no âmbito da economia, criminalidade, educação e comportamento humano.

As medidas propostas pela higiene mental devem ser feitas através da assistência social e incentivo da profilaxia de doenças mentais. Outra área importante na higiene mental é a formação de profissionais especializados que possam trabalhar nesta área.

Existem algumas organizações que se ocupam da higiene mental, algumas nacionais, como a Liga Brasileira de Higiene Mental, e internacionais, como a Mental Health Organization, a UNICEF e a UNESCO.

Data de atualização: 14/03/2014.