Significado de Hiperplasia

O que é Hiperplasia:

Hiperplasia é um termo da área da medicina que significa o aumento de tamanho de um órgão ou tecido, causada pela multiplicação do número de células.

Na grande maioria dos casos, esse crescimento anormal do número de células não é câncer (é benigno) e pode indicar uma inflamação.

A hiperplasia é diferente da hipertrofia, porque no caso desta última, existe um aumento do tamanho de cada célula em questão, enquanto que na hiperplasia, o aumento acontece no número de células e não no volume individual de cada uma delas.

Existem vários tipos de hiperplasia, a hiperplasia muscular consiste no crescimento do número de células musculares, sendo que esse crescimento é conhecido como hiperplasia fibrilar. Neste caso, o aumento de número ocorre quando uma fibra muscular é dividida em duas.

Hiperplasia foveolar é um aumento do número de células do estômago, normalmente relacionado com uma inflamação no sistema digestório.

A hiperplasia gengival causa o aumento da gengiva, que pode ser causado por trauma (utilização de uma prótese, por exemplo), pela utilização de algum medicamento, ou por causa da placa bacteriana.

Hiperplasia Endometrial

A hiperplasia endometrial é um aumento do endométrio (camada interior do útero), que pode causar fluxo menstrual irregular. Muitas vezes é causada por excesso de estrogênio e se não for tratada, a hiperplasia endometrial pode causar câncer no endométrio.

A probabilidade de uma mulher sofrer de hiperplasia endometrial aumenta com fatores como a obesidade, diabetes ou doenças nos rins ou fígado.

Hiperplasia Prostática

A hiperplasia na próstata é um aumento do tamanho da próstata, também conhecida como HPB. Normalmente ocorre em homens com mais de 40 anos, afetando aproximadamente 25% de homens entre os 40 e 49 anos e 80% dos homens na faixa etária dos 70 aos 79.

O sedentarismo, o consumo excessivo de álcool e a obesidade aumentam o risco de ocorrência de hiperplasia prostática. Alguns dos sintomas podem ser dificuldade em urinar, jato fraco de urina e esvaziamento incompleto da bexiga. Muitas pessoas confundem a hiperplasia prostática com câncer, mas na maioria dos casos isso não se verifica.

A hiperplasia prostática pode ser tratada com medicamentos conhecidos como bloqueadores alfa, mas em alguns casos é necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica.

Leia também o significado de Hipertrofia.

Data de atualização: 14/02/2019.