Significado de Hipertrofia

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana Guimarães
Enfermeira Doutorada em Saúde Pública

O que é Hipertrofia:

Hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão como consequência do aumento das funções celulares.

A hipertrofia mais comum acontece na musculatura (hipertrofia muscular). Pode ser provocada por fatores biológicos, como: o crescimento na fase de puberdade, a dilatação do útero durante a gravidez e etc.

A hipertrofia também pode se desenvolver de maneira forçada, através da prática de musculação e do consumo de alimentos ricos em proteínas e de suplementos alimentares.

Quando um órgão não se desenvolve ou ao invés de crescer, ele diminui de tamanho, acontece o processo inverso da hipertrofia, chamado de atrofia.

O termo hipertrofia pode ser substituído por sinônimos como hipergênese, hipergenesia, hiperplasia.

Hipertrofia muscular

A hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura corporal.

O processo de crescimento muscular é consequência da exigência física à qual é submetido o corpo devido aos estímulos hormonais, que atuam em determinados tecidos.

Como acontece a hipertrofia?

A prática de musculação, juntamente com o ajustado funcionamento do metabolismo do organismo, é o método mais eficaz para obter massa muscular, também chamada de massa magra.

O esforço durante a musculação é responsável por ocasionar um stress muscular e o aumento do volume do músculo é uma resposta fisiológica ao stress gerado pelo exercício.

Os treinos de musculação devem ser acompanhados por um profissional especializado, assim como a orientação no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos, proteínas e gorduras).

O conjunto destes procedimentos, com o devido acompanhamento técnico, é responsável pela ocorrência da hipertrofia de forma saudável.

Já o consumo desequilibrado de substâncias (como os anabolizantes e esteroides), que proporcionam o rápido aumento de massa muscular, pode representar um grave risco à saúde.

Leia também sobre Tônus muscular e Fisiculturismo.

Hipertrofia e hiperplasia

Hipertrofia e hiperplasia são processos semelhantes, mas que possuem uma diferença e, por isso, não devem ser confundidos.

No caso da hipertrofia, não existe alteração no número de células no organismo, havendo apenas um aumento do tamanho e do volume das células. A prática de musculação aliada à alimentação adequada leva à hipertrofia.

Já na hiperplasia existe um aumento do número de células através da divisão da fibra muscular.

A hiperplasia, dependendo do órgão em que ocorre, recebe diferentes nomes. Por exemplo: hiperplasia fibrilar (músculos), hiperplasia foveolar (estômago) e hiperplasia endometrial (endométrio). A hiperplasia também pode acontecer em outros órgãos como próstata, tecidos e adenoides.

Saiba mais sobre o significado de Hiperplasia, Metabolismo e Trofismo.

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-Doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. COREN 109692
Outros conteúdos que podem interessar