Significado de Hipossuficiência

O que é Hipossuficiência:

Hipossuficiência é um adjetivo que significa ausência ou carência. Este termo é muito usado com o significado de carência financeira, ou seja, quando não existem recursos suficientes para o próprio sustento.

Uma pessoa que não possui recursos para se sustentar e arcar com suas responsabilidades financeiras é chamada de hipossuficiente

Hipossuficiência no Direito

No vocabulário jurídico hipossuficiência é um termo usado para se referir à parte que é considerada mais frágil ou carente financeiramente em um relação processual, comercial ou trabalhista.

Em caso de carência financeira comprovada é possível que a pessoa apresente em Juízo uma declaração de hipossuficiência econômica, popularmente conhecida como "declaração de pobreza". A partir dessa declaração o Juiz pode determinar que as custas de um processo sejam gratuitas (justiça gratuita).

Veja o significado de Pobreza.

A hipossuficiência também é usada nas relações de Direito do Consumidor e Direito do Trabalho, já que se considera que o consumidor e o trabalhador são as partes mais frágeis da relação, em comparação com empresas e empregadores. Por esse motivo são considerados hipossuficientes (consumidor hipossuficiente).

Nesse caso a hipossuficiência pode ser usada para determinar a inversão do ônus da prova. A inversão é uma exceção que determina que a prova de uma alegação deve ser feita por quem é processado. Pela regra geral a prova deve ser feita por quem processa e alega um fato ou um dano.

Saiba mais sobre o significado de Ônus da prova e Inversão do ônus da prova.

Sinônimos de hipossuficiência

  • Carência
  • Fragilidade
  • Dependência
  • Pobreza
  • Ausência

Os antônimos da palavra podem ser: autossuficiência, independência e autonomia.

O significado de Hipossuficiência está nas categorias: Geral, Direito