Significado de Hoax

O que é Hoax:

Hoax é uma palavra em inglês que significa embuste ou farsa. Um hoax é uma mentira elaborada que tem como objetivo enganar pessoas. A internet é um meio onde há a proliferação de vários hoaxes.

A origem desta palavra é controversa, mas alguns especialistas em etimologia afirmam que hoax deriva da palavra hocus (usada na expressão hocus pocus, que era proferida como um encantamento por alguns mágicos).

A palavra hoax também pode ser usada no sentido de enganar alguém com uma brincadeira do estilo "pegadinha".

A internet é uma ferramenta poderosa de compartilhamento de informação, e potencia igualmente a propagação de informação enganosa. Existem vários tipos de hoaxes, que apresentam estratégias diferentes para enganar as pessoas. Alguns hoaxes são simplesmente boatos com a intenção de criar uma corrente e conseguir o maior número de visualizações, sendo uma forma de spam. No entanto, um hoax pode ter um motivo mais obscuro, de tentar transmitir um vírus informático ou extorquir dinheiro de alguém.

Um dos tipos de hoaxes mais populares são os que apresentam fotos e vídeos relacionados com lendas urbanas, onde supostamente são apresentados extra-terrestres, OVNIs, sereias, ou seja, elementos misteriosos que despertam a curiosidade das pessoas.

Exemplos de hoaxes

Atualmente, os hoaxes são bastante comuns nas redes sociais, onde existem boatos que o Facebook vai passar a ser pago ou uma determinada conta vai ser desativada se uma pessoa não compartilhar um conteúdo específico.

Outros hoaxes abordam o lado materialista, e a pessoa recebe um e-mail dizendo que ganhou muito dinheiro (ou outro prêmio) e para receber tem que enviar um e-mail ou aceder a um link. Essa ação coloca a pessoa em risco, sendo que muitas vezes infeta o computador com vírus

Em algumas situações, é abordado o lado supersticioso do utilizador, indicando que ele terá azar se não compartilhar alguma coisa. Também existem esquemas em que aparecem crianças desaparecidas ou doentes e por cada pessoa que compartilhar o hoax, a Associação X vai doar dinheiro para ajudar a encontrar ou curar a pessoa em questão.

Um hoax é frequentemente criados com a intenção de prejudicar ou denegrir a imagem de uma associação, empresa ou pessoa. Como exemplo disso, temos a Coca Cola e o suposto rato encontrado dentro de uma garrafa. Neste caso, a Coca Cola lançou um vídeo que apesar de não mencionar o hoax, serve como resposta, garantindo a qualidade do produto e eficiência do processo de fabricação.

Outros exemplos de hoaxes são: o e-mail nigeriano 419, onde são pedidas informações como número de conta e do banco; turista acidental (fotografia de um turista momentos antes do ataque terrorista do World Trade Center de 11 de Setembro).

Data de atualização: 05/12/2013.