Significado de Holofote

O que é um Holofote:

Holofote é um substantivo masculino com origem no grego holófotos que indica um aparelho projetor de um feixe de luz que serve para iluminar ou fazer sinais.

Um holofote é um instrumento muito popular na área da iluminação, e existem de muitos tamanhos e potências. Existem também holofotes que servem para iluminar ambientes domésticos, como por exemplo, holofotes para jardim.

Muitas vezes são usados para iluminar coisas importantes, como monumentos, obras de arte, etc. Também é possível encontrar em teatros ou estabelecimentos onde acontece outro tipo de manifestação artística, como concertos musicais, por exemplo.

Em sentido figurado, a expressão "estar debaixo dos holofotes" é usada para indicar que alguma pessoa ou coisa está chamando a atenção, tanto no caso positivo ou negativo. Ex: O político está debaixo dos holofotes, depois de estar envolvido em mais um escândalo.

Esta palavra está muito relacionada com o mundo dos famosos, sendo que as celebridades estão muitas vezes debaixo dos holofotes. Ex: A atriz está debaixo dos holofotes da mídia, depois de ter feito algumas declarações polêmicas.

Data de atualização: 26/03/2014.