Significado de Homem-bomba

O que é um Homem-bomba:

Homem-bomba é o nome dado ao terrorista que se suicida com explosivos em seu corpo, destruindo e matando todas as pessoas que estiverem ao seu redor.

Os homens-bomba são protagonistas dos chamados “ataques suicidas”, uma tática de combate bélico que consiste em sacrificar a vida do atacante com o objetivo de destruir algum lugar específico ou matar um grande número de inimigos.

Atualmente, os homens-bomba são conhecidos como os terroristas islâmicos, principalmente aqueles que pertencem direta ou indiretamente ao grupo extremista autointitulado “Estado Islâmico”.

Saiba mais sobre o Estado Islâmico.

A prática dos homens-bomba não é recente. De acordo com registros históricos, entre os séculos XIV e XVI, os combatentes do Império Turco-Otomano já eram conhecidos por serem “guerreiros suicidas” (bashi-bazouks).

O que leva os terroristas a se suicidarem durante os ataques é a crença de que estão participando de uma “guerra santa”. Através dos ensinamentos religiosos que recebem, acreditam que receberão a vida eterna como recompensa por este “ato de fé”.

Mesmo sendo a maioria, não são apenas homens que se suicidam em nome de seus princípios religiosos. Algumas mulheres também assumem esta posição, ficando conhecidas como “mulheres-bomba”.

Os ataques suicidas não são exclusivos dos extremistas islâmicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviadores militares do Império Japonês que pertenciam ao Grupo Especial de Ataques por Choque Corporal, ficaram popularmente conhecidos como Kamikazes (“vento divino”, em português), pois costumavam atacar os seus inimigos com o impacto dos próprios aviões.

Saiba mais sobre Kamikaze.

O significado de Homem-bomba está na categoria: Geral