Significado do Horário de verão

O que é o Horário de verão:

O horário de verão é a prática de adiantar os relógios durante um período do ano com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural e economizar no consumo de energia elétrica.

Devido ao posicionamento da Terra em relação ao sol, durante o verão, os dias são mais longos. Essa diferença de duração do dia é mais significativa nas localidades próximas aos Trópicos de Capricórnio e Câncer.

Já as regiões próximas à linha do Equador apresentam pouca variação na duração do dia e da noite. Por esse motivo, as regiões Norte e Nordeste do Brasil não costumam adotar o horário de verão.

Atualmente vários países do mundo adotam o horário de verão como forma de economia de energia, mas a ideia de adiantar os relógios é do século XVIII.

Em 1784, o americano Benjamin Franklin sugeriu tal mudança para que a luz do sol fosse melhor aproveitada. Naquele momento, ainda não existia energia elétrica.

Horário de verão no Brasil

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez nos anos de 1931 e 1932, por meio do Decreto Lei 20.466, assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas.

Em meio à uma crise econômica mundial, a medida tinha como objetivo gerar uma economia de energia. Naquele momento, todo o território nacional aderiu ao horário de verão, que durou 5 meses.

O horário de verão foi implementado até o ano de 1967, porém sem padrões de datas e duração. De 1967 a 1984 não houve mudança no horário, foi somente em 1985 que a medida voltou a ser adotada.

Em 2008, por meio do Decreto 6.558, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o horário de verão da seguinte forma:

  • Início: zero hora do 3º domingo de outubro (a partir de 2018, o início mudou para o 1º domingo de novembro).
  • Fim: zero hora do 3º domingo de fevereiro (caso esse domingo coincidisse com o domingo de carnaval, o horário de verão se encerraria no domingo subsequente).

Suspensão do horário de verão em 2019

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro suspendeu o horário de verão, que iniciaria no dia 3 de novembro.

Essa foi uma recomendação do Ministério de Minas e Energia, que afirmou que devido às mudanças de hábito dos brasileiros e a configuração do sistema do setor elétrico, o horário de verão não produz mais economias significativas.

Estados brasileiros que adotavam o horário de verão

Entre 1985 e 2018, o horário de verão foi adotado sem interrupções, em todos os estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os estados que costumavam adotar o horário de verão, portanto, são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Mapa brasil

Como funciona o horário de verão?

Quando se inicia o horário de verão, os relógios devem ser adiantados em 1 hora. Ao final do período, os relógios devem ser atrasados também em uma hora.

Horário de verãoNo início do horário de verão, os relógios são adiantados em 1 hora.

O objetivo do horário de verão é economizar energia, especialmente entre as 18 e 21 horas. Esse intervalo de tempo é chamado de horário de ponta e representa o momento do dia de maior demanda de energia elétrica da população.

Isso porque, é nesse horário que as pessoas chegam em casa, tomam banho e ligam outros aparelhos eletrônicos como a televisão.

Assim, considerando o tempo prolongado de sol nessa estação, ao adiantar o relógio em uma hora, as pessoas podem aproveitar a luz natural por mais tempo e reduzir o consumo energético.

Países que adotam horário de verão

O horário de verão, conhecido por daylight savings em inglês, é utilizado em diversos países do mundo, entre eles:

  • Países da União Europeia;
  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • México;
  • Rússia;
  • Cuba;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Chile.

Veja também os significados de Trópicos de Câncer e Capricórnio.

Data de atualização: 05/12/2019.