Significado de Hospitalidade

O que é Hospitalidade:

Hospitalidade é o ato de hospedar, ou seja, receber e cuidar de alguém que pertença a um ambiente diferente do anfitrião (pessoa que concede hospedagem).

O conceito da hospitalidade está bastante relacionado com os ramos do turismo e hotelaria, que buscam gerar o pleno conforto dos seus clientes e hóspedes, a partir de uma rede de serviços e estruturas que garantam este objetivo.

Seja nos hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos que lidam diretamente ou indiretamente com os viajantes, a existência de uma mão-de-obra capacitada para executar a plena hospitalidade é primordial para o sucesso do empreendimento.

Saiba mais sobre o significado de turismo.

Existem cursos específicos para treinar os profissionais de como ofertar uma melhor hospitalidade aos seus clientes, desde a chamada hospitalidade virtual (recebimento e auxílio através da internet e redes sociais) até a clássica hospitalidade doméstica.

No âmbito religioso, as histórias bíblicas e contos mitológicos narram situações em que deuses ou figuras divinas testam a bondade das pessoas a partir do modo como estas exercem a sua hospitalidade.

Neste caso, a hospitalidade sempre foi associada com o altruísmo e bondade, devido ao desejo de ofertar ao hóspede todas as necessidades que possam garantir a sua satisfação e felicidade.

Ver também o significado de altruísmo.

A ação de acolher e cuidar de indivíduos que estão fora de suas zonas naturais também é tarefa de muitas outras áreas, como os hospitais (hospitalidade hospitalar) e demais grupos empresariais (hospitalidade corporativa e comercial).

Alguns dos principaissinônimos de hospitalidade são: acolhimento, acolhida, hospedagem e alojamento.

Data de atualização: 13/12/2015.